Warning: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRST/-2.0/DST' instead in /var/www/posigraf/pnld/lib/Cake/Cache/CacheEngine.php on line 60

Warning: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRST/-2.0/DST' instead in /var/www/posigraf/pnld/lib/Cake/Cache/CacheEngine.php on line 60
Warning (2): date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRST/-2.0/DST' instead [CORE/Cake/Model/Model.php, line 1667]
Warning (512): SplFileInfo::openFile(/var/www/posigraf/pnld/app/tmp/cache/persistent/myapp_cake_core_cake_en-us) [splfileinfo.openfile]: failed to open stream: Permission denied [CORE/Cake/Cache/Engine/FileEngine.php, line 314]
Warning (512): SplFileInfo::openFile(/var/www/posigraf/pnld/app/tmp/cache/persistent/myapp_cake_core_cake_en-us) [splfileinfo.openfile]: failed to open stream: Permission denied [CORE/Cake/Cache/Engine/FileEngine.php, line 314]
Warning (512): SplFileInfo::openFile(/var/www/posigraf/pnld/app/tmp/cache/persistent/myapp_cake_core_cake_dev_en-us) [splfileinfo.openfile]: failed to open stream: Permission denied [CORE/Cake/Cache/Engine/FileEngine.php, line 314]
Warning (512): SplFileInfo::openFile(/var/www/posigraf/pnld/app/tmp/cache/persistent/myapp_cake_core_cake_dev_en-us) [splfileinfo.openfile]: failed to open stream: Permission denied [CORE/Cake/Cache/Engine/FileEngine.php, line 314]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'cake_dev_en-us' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'cake_en-us' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA AS SOCIEDADES ANTIGAS E NOS DIAS ATUAIS.

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA
AS SOCIEDADES ANTIGAS E NOS DIAS ATUAIS.

Planejamento para disciplina de História do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Autoria: Ingrid Schwyzer

TEMA

A importância dos rios para as sociedades antigas e nos dias atuais.

DISCIPLINA

História – 6º ano

CONTEÚDO

Sociedades da Antiguidade Oriental.

DURAÇÃO

2 aulas de 60 minutos

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância da água, em especial dos grandes rios, para a formação das primeiras sociedades humanas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a relação das sociedades humanas com a água.
  • Identificar como as sociedades humanas atuais relacionam-se com a água e sua preservação.

MATERIAL

Atlas atual, imagens das regiões em obras antigas e fotos atuais, datashow, retroprojetor ou álbum seriado (caso não existam recursos multimídias, o álbum seriado é feito com folhas A3 com imagens e mapas colados que serão utilizados na aula); aparelho de CD; papel cartão; canetinhas e giz colorido; revistas; tesoura e cola.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL

Solicitar, duas semanas antes, que os alunos façam um pequeno relatório de observação sobre o uso da água em suas casas. Eles também podem fazer entrevistas com os familiares.

CONHECIMENTO PRÉVIO

Deve estar sistematizado nos relatórios de observação o uso da água nas casas e como os alunos veem a questão das águas, da importância dos rios para a sua comunidade ou cidade. Recuperar alguns pontos das aulas nos quais se discutiu sobre a sedentarização dos seres humanos e o surgimento das primeiras sociedades complexas (Egito e Mesopotâmia).

ESTRATÉGIAS E ENCAMINHAMENTO DA AULA

Utilizando o atlas, retome com os alunos alguns pontos sobre a sedentarização e o surgimento das primeiras sociedades complexas. 
Localize, no mapa, a região do Crescente Fértil e instigue os alunos com a seguinte questão: por que os seres humanos escolheram viver perto dos grandes rios? Comente sobre como os grandes rios (Nilo, Tigre e Eufrates, Ganges, Jordão) auxiliaram os seres humanos com a agricultura e a criação de animais e uma melhor adaptação ao meio. 
Utilizando os recursos multimídia ou álbum seriado (locais para a apresentação de imagens), explique para os alunos que com a canalização das águas dos rios, os egípcios e os mesopotâmicos podiam plantar, matar a sede do gado e guardar a água nas cisternas para uso doméstico. Que era importante fazer isso, pois as chuvas eram escassas. Mostre imagens dos canais e ressalte que até os dias atuais, as águas dos rios são canalizadas para agricultura, seja nos países que se localizam nas regiões dos rios Eufrates e Nilo e também no Nordeste brasileiro. Indague-os se conhecem ou sabem o que é uma cisterna. Explique que, atualmente, as cisternas são reservatórios que guardam água das chuvas em regiões mais secas. Pergunte para eles como, no Brasil, a água é utilizada nos campos, se é igual ao modo dos povos antigos. 
Nesse momento, é interessante instigar os alunos a comentarem sobre esse assunto. Dependendo da região do Brasil, as respostas e vivências podem variar. 
Depois de trabalhar a questão do uso, reinicie a exposição mostrando que os rios eram tão importantes para os povos antigos que egípcios, mesopotâmicos e outros povos escreveram poemas e hinos em homenagem aos rios. Leia com eles o Hino ao Nilo. Disponível em: <http://egitoantigorioniloeagricultura.blogspot.com/2009/03/hino-do-egito.html>. Acesso em: 3 abr. 2010.
Com base na leitura do Hino ao Nilo, peça para os alunos explicarem por qual motivo os antigos egípcios adoravam o rio e o que significa para eles a frase final do hino: o Egito é uma dádiva do Nilo. Aproveitando esse encaminhamento, solicite que exponham se existe rios ou córregos nas regiões em que moram e como eles estão: poluídos, possuem plantas e animais aquáticos (peixes, anfíbios), etc. Com base nas respostas dos alunos, faça anotações no quadro-negro. Depois das respostas, questione se nos dias atuais as pessoas respeitam os rios como na Antiguidade e se, como antes, os rios são importantes para as comunidades.

AVALIAÇÃO

Organize a turma em grupos e peça a eles, apoiados nas aulas anteriores e nas anotações feita no quadro, para elaborarem um pequeno poema sobre como os rios e suas águas são importantes para os seres humanos dos tempos antigos até os dias atuais. 
Divida a segunda aula em dois momentos. No primeiro, escolha alguns grupos de maneira aleatória para lerem o poema. Nesse momento, pode-se deixar como fundo musical sons de rios e águas correntes. No segundo momento da aula e finalizando o tema, os mesmos grupos devem montar um cartaz colorido com recortes sobre a importância da preservação dos rios da comunidade. Mantenha, no desenvolvimento da atividade, os sons musicais. Em ambas as atividades, é possível avaliar a criatividade, o estímulo à educação ambiental, a observação do meio em que as crianças vivem e instigar a relação passado e presente (o uso da água dos rios, sua importância para as sociedades humanas no tempo).

ESCOLHA